segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lolita, Vladimir Nabokov



"Lolita, luz da minha vida. Labareda da minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo-li-ta."

Lolita é um romance do escritor russo Vladimir Nabokov. Em sua obra Nabokov narra a história de Humbert Humbert, um professor europeu que se apaixona por uma menina de 12 anos, Dolores. A obra se inicia com os relatos de Humbert sobre a origem de sua obsessão por ninfetas.

Quando o professor se muda para os Estados Unidos acaba na casa de Charlotte, mãe de Dolores. O convívio de Humbert com Lolita, o apelido que dera a menina, acaba por gerar um fascino no homem de quase quarenta anos. Com a morte da mãe, Lolita passa a viver sob a guarda de Humbert. Se tornam amantes. Um romance polêmico que até hoje divide opiniões.

Enquanto viajam pelo país, a narrativa nos mostra o quanto o professor é apaixonado por Lolita. A ninfeta não sente o mesmo pelo Humbert, porém usa de seus artifícios para conseguir com que ele realize seus caprichos de menina. O modo como o escritor russo constrói o romance acaba por apontar novos horizontes. O pedófilo inescrupuloso, Humbert, se torna um homem tremendamente apaixonado e devoto de sua ninfeta. Já Dolores se mostra argilosa e maléfica. A menina é consciente dos sentimentos do professor e tira aproveito disso. Os papéis se invertem e Humbert se torna a vítima.

Os relatos de um louco apaixonado geram um final surpreendente e digno de uma obra clássica.

Vladimir Nabokov escreve de uma forma magnifica, descrevendo pessoas e cenas de uma forma detalhada. A rica escrita do russo faz com que cenas que seriam impactantes de tornem admiráveis. O que mais me conquistou foi a destreza do escritor  com as palavras.  Se você não se intrigar com o romance polêmico, com toda certeza se encantará com a escrita divina de Vladimir Nobokov.

Uma leitura obrigatória para qualquer amante de boa literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário