sexta-feira, 14 de junho de 2013

A importância de se ler clássicos

Vivemos em uma época em que os clássicos, cada vez mais, estão sendo colocados de lado. Muitas vezes, ainda na escola somos obrigados a ler títulos como Os Lusíadas, Morte e Vida Severina, Dom Casmurro e vários outros. Diante da obrigação e do desconhecimento sobre a grandiosidade dos escritores acabamos achando chata e tediosa a leitura. Esse trauma nos faz criar repulsa por qualquer obra que seja considerada um clássico. Isto consiste em um dos maiores erros da população adoradora de livros.

Quando se ler com vontade, os grande títulos só trazem benefícios. Você não conhece apenas uma história completamente diferente de todas as outras que já leu. As páginas bombardeiam um estilo único e há muito tempo perdido de narrar histórias. Cada um desses escritores era adepto de uma vanguarda, o que te proporciona um alto grau de conhecimento a respeito de cada movimento. Além de enriquecer seu vocabulário e te apresentar a costumes antigos.

Ainda com dúvidas? Basta lembrar que livros só são considerados clássicos quando perpetuam pelo tempo. As obram tiveram uma boa aceitação do público, elogios dos críticos e protagonizaram discussões que prevalecem até hoje. Uma história que corresponde a todos esses requisitos pode ser ruim? Claro que não!

Sou completamente apaixonada por clássicos! Amor de Perdição, Primo Basílico, Os Lusíadas, Vidas Secas e Capitães da Areia são alguns dos que recomendo!

Quais clássicos vocês já leram? O que pensam a respeito?




2 comentários:

  1. Ah nunca me esqueço da magia de José de Alencar em "O Tronco do Ipê", o romântico de Joaquim José de Macedo "A Moreninha", "A Mão e a Luva" de Machado de Assis, "Dom Casmurro"... nossa eu li muuuitos clássicos. O vocabulário rico, cenários descritos de maneira incrível por estes autores fantásticos. Só fiquei com preguiça de ler alguns, Sertões e achei chato o Memórias Póstumas de Brás Cubas e abandonei. Nunca li Jorge Amado, porque na época que lia clássicos, meu pai monitorava as leituras e vetou o Jorge. :( e depois fikei preguiçosa para os clássicos, porq li muitos. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Nathalia,

    Já li muitos clássicos, na época da faculdade principalmente, gosto de Amor de Perdição, Primo Basilio, entre outras, mas vou confessar que faz anos que não leio nada do gênero!
    Beijos
    Patty Santos - Blog Coração
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir